Quem sou eu

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Somos professores de língua e literatura clássica (Professor Matheus Trevizam - latim - e Professora Tereza Virgínia -grego) e uma aluna (Veronica Cabral) na Faculdade de Letras da UFMG. Como docentes, atuamos na graduação e na pós-graduação da FALE nas áreas do ensino, pesquisa e orientação científica a alunos.

domingo, 22 de novembro de 2009

A prostituição como problema social em Roma Antiga



A prostituição como problema social em Roma antiga


Prof. Matheus Trevizam

Não nos deixemos enganar pelos delicados frisos de mármore e pelas estátuas douradas da Roma de fins do período republicano em diante: ressalvadas as elites, o povo urbano tem fome, e se amontoa macilento nas muitas insulae (blocos de edifícios populares) de bairros suspeitos como a Subura. De fato, para a maioria, a quem não cabe partilhar diretamente dos benefícios dos impostos e das riquezas advindas de todas as possessões da Cidade, apenas resta a dura luta quotidiana pela sobrevivência.

Referimo-nos, sobretudo, às famílias empobrecidas dos emigrados de toda parte e à substancial massa dos libertos (“ex-escravos”), eternos “sem-lugar” num meio social, indubitavelmente, refratário a excessivas aberturas. Sem contar as escravas (e escravos!) arrendadas nos lupanares pelos próprios donos, eram as desafortunadas moças oriundas dos dois baixos estratos sociais citados que constituíam presas fáceis para o mundo da prostituição: quer isso resultasse de uma escolha entre outras, quer de uma necessidade premente, sempre pesavam sobre elas os preconceitos de uma moral hipocritamente severa e as ameaças de violência e exploração nas mãos dos clientes ou agenciadores do prazer (“lenones”).

Para uma descrição mais detalhada do baixo mundo da prostituição em Roma, recomendamos, de Catherine Salles, a bem documentada obra “Nos submundos da Antiguidade” (São Paulo: Brasiliense, 1983).


Imagem: Lais Corinthiaca - Hans Holbein the Younger c. 1526 Tempera on Wood 35,5 × 26,7 cm: Kunstmuseum Basel.



.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Convites do NEAM

O NEAM noticia e convida a todos para o lançamento, no dia 21 de novembro (sábado), dos livros "Borges e outros rabinos" e "A 'Bíblia' e suas traduções". Trata-se de volumes respectivamente organizados pela professora Lyslei Nascimento e por ela mesma e o professor Carlos Gohn, ambos da FALE-UFMG. O horário e local serão das 11 às 14 horas na livraria "Café com Letras" - Rua Antônio de Albuquerque, 781, Belo Horizonte, MG. A professora Lyslei coordena, na Faculdade de Letras da UFMG, o NEJ, "Núcleo de estudos judaicos", que vem-se destacando com publicações e eventos na área de resgate da história e da cultura judaica no mundo.
Não deixem de comparecer a esse interessante evento cultural!