A prostituição como problema social em Roma antiga
Prof. Matheus Trevizam
Não nos deixemos enganar pelos delicados frisos de mármore e pelas estátuas douradas da Roma de fins do período republicano em diante: ressalvadas as elites, o povo urbano tem fome, e se amontoa macilento nas muitas insulae (blocos de edifícios populares) de bairros suspeitos como a Subura. De fato, para a maioria, a quem não cabe partilhar diretamente dos benefícios dos impostos e das riquezas advindas de todas as possessões da Cidade, apenas resta a dura luta quotidiana pela sobrevivência.
Referimo-nos, sobretudo, às famílias empobrecidas dos emigrados de toda parte e à substancial massa dos libertos (“ex-escravos”), eternos “sem-lugar” num meio social, indubitavelmente, refratário a excessivas aberturas. Sem contar as escravas (e escravos!) arrendadas nos lupanares pelos próprios donos, eram as desafortunadas moças oriundas dos dois baixos estratos sociais citados que constituíam presas fáceis para o mundo da prostituição: quer isso resultasse de uma escolha entre outras, quer de uma necessidade premente, sempre pesavam sobre elas os preconceitos de uma moral hipocritamente severa e as ameaças de violência e exploração nas mãos dos clientes ou agenciadores do prazer (“lenones”).
Para uma descrição mais detalhada do baixo mundo da prostituição em Roma, recomendamos, de Catherine Salles, a bem documentada obra “Nos submundos da Antiguidade” (São Paulo: Brasiliense, 1983).
Imagem: Lais Corinthiaca - Hans Holbein the Younger c. 1526 Tempera on Wood 35,5 × 26,7 cm: Kunstmuseum Basel.
Professor Matheus Trevizam, parabéns pelo excelente blog! Fez com que eu quisesse retornar meus estudos na grandiosa língua de Cícero e os exercícios que disponibilizou foram-me muito úteis. Vida longa a este seu trabalho! Clarissa.
ResponderExcluirInteressante blog! Especialmente porque a cultura clássica parece estar cada vez mais confinada a uma minoria privilegiada pelo conhecimento das línguas antigas. Com iniciativas destas talvez a coisa mude.
ResponderExcluir