Quem sou eu

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Somos professores de língua e literatura clássica (Professor Matheus Trevizam - latim - e Professora Tereza Virgínia -grego) e uma aluna (Veronica Cabral) na Faculdade de Letras da UFMG. Como docentes, atuamos na graduação e na pós-graduação da FALE nas áreas do ensino, pesquisa e orientação científica a alunos.

domingo, 6 de setembro de 2009

As “Epistulae morales ad Lucilium” e a tradição da filosofia estoica



Nas “Cartas morais a Lucílio”, entrevemos uma das mais apaixonantes faces do grande homem de cultura que foi Lúcio Aneu Sêneca no século I d.C.: referimo-nos aqui ao filósofo, natural de Córdoba, na “Hispania” romana, e que se destacou em seu tempo como estadista sob Nero e Agripina, autor de numerosos “tratados” dedicados a temas caros ao Estoicismo, dramaturgo e epistológrafo. O destinatário dessas cartas, Lucílio, foi um amigo a quem Sêneca, quiçá um pouco mais adiantado na via da Sabedoria, intenta aclarar, com a ternura (e, por vezes, a necessária dureza!) dos que amam, em assuntos como o significado da vida e da morte, das riquezas e prazeres mundanos, do que em geral se consideram “dores” entre os homens... Abaixo, uma importante passagem do mesmo recolho epistolar, pois nela se oferecem “antídotos” contra os “venenos” morais da vaidade e da inveja:


Quanto a estudares com afinco e, preterindo todo o resto, apenas buscares a isto, que a cada dia te tornes melhor, aprovo e alegro-me, e não só exorto a perseverares, mas ainda peço. Contudo, aconselho-te que não – à maneira de quem não deseja progredir, mas ser notado – faças certas coisas que atraiam os olhares para teu comportamento ou estilo de vida; evita o desleixo do corpo, os cabelos desgrenhados, a barba um tanto mal feita, o ódio aberto ao dinheiro, um leito sobre o chão e, ainda, o que for que persiga a ambição por um mau caminho.

O próprio nome da filosofia, ainda que discretamente tratado, já é bastante odioso: e se começarmos a nos negar aos hábitos humanos? Dentro, tudo difere, convenha nossa face ao vulgo” (“Ad Lucilium” I, V 1-2).


Prof. Matheus Trevizam


Para baixar obras sobre Sêneca, clique aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário