Quem sou eu

Belo Horizonte, Minas Gerais, Brazil
Somos professores de língua e literatura clássica (Professor Matheus Trevizam - latim - e Professora Tereza Virgínia -grego) e uma aluna (Veronica Cabral) na Faculdade de Letras da UFMG. Como docentes, atuamos na graduação e na pós-graduação da FALE nas áreas do ensino, pesquisa e orientação científica a alunos.

terça-feira, 2 de junho de 2009

Questão de língua - latina



As duas classes de adjetivos em latim

Professor Matheus Trevizam



O sistema dos adjetivos latinos bifurca-se, por um lado, entre aqueles de primeira classe e, por outro, os de segunda classe. No primeiro caso, sempre triformes (correspondendo as formas em “us”/ “er” ao nominativo masculino singular, a em “a” ao nominativo feminino singular e a em “um” ao nominativo neutro singular), basta procurá-los no dicionário ou na gramática com as marcas do tema em “a” (feminino) ou em “o” (masculino e neutro).

No segundo, os adjetivos podem ser triformes (apresentando “er” para o nominativo masculino singular, “is” para o nominativo feminino singular e “e” para o nominativo neutro singular), biformes (apresentando “is” para o nominativo feminino e masculino singular e “e” para nominativo neutro singular) ou uniformes (apresentando uma só forma para os três gêneros do nominativo singular), e, em sua esmagadora maioria, são de tema em “i” (vocálico), com genitivo plural em “ium”.

Quando os adjetivos de segunda classe são uniformes, enfim, a segunda forma que lhes é dada no dicionário corresponde ao genitivo singular, comumente partilhado por todos os gêneros (exemplo: felix, felicis).

Exercício: marque se os adjetivos dados no caso nominativo são de primeira ( 1 ) ou segunda ( 2 ) classe:
1. bonus, bona, bonum ( )

2. tristis, triste ( )


3. pulcher, pulchra, pulchrum ( )


4. acer, acris, acre ( )


5. felix, felicis ( )


6. ater, atra, atrum ( )


7. malus, mala, malum ( )


8. piger, pigra, pigrum ( )


9. uelox, uelocis ( )


10. dulcis, dulce ( )


11. omnis, omne ( )


12. breuis, breue ( )


13. albus, alba, album ( )


14. piger, pigra, pigrum ( )


15. Romanus, Romana, Romanum ( )

Resultados na próxima edição do "Questões de língua".





Nenhum comentário:

Postar um comentário